quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti nesta terça-feira (12) matou Zilda Arns, 75, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, que integrava missão no país caribenho. O gabinete do senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, e a Pastoral da Criança confirmaram a informação ao UOL Notícias na manhã desta quarta-feira (13). Além da morte de Zilda Arns, o Exército confirma morte de quatro brasileiros em terremoto no Haiti



Zilda Arns, 75, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, estava em missão humanitária no país e está entre as vítimas do terremoto

Veja fotos de Zilda ArnsMédica pediatra e sanitarista, Zilda Arns era fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, órgão de Ação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Foi indicada por três vezes ao Prêmio Nobel da Paz.A morte de Zilda Arns foi confirmada também pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC) ao UOL Notícias, após reunião de emergência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede da Presidência em Brasília.Zilda era irmã do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo.O presidente Lula já entrou em contato com a família de Zilda Arns. "O presidente Lula está absolutamente chocado com essa tragédia e especificamente com a senhora Zilda Arns, uma pessoa de grande projeção no país, que estava lá fazendo uma obra de assistência humana muito importante, sempre trabalhando em coordenação conosco.

Imagem R7 - Record
A morte dela é uma grande tragédia para nós também. É uma pessoa extraordinária", disse o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, após uma reunião de emergência com o presidente Lula na manhã desta quarta.O ministro afirmou que o presidente Lula determinou que a ajuda humanitária ao Haiti chegasse ao país o mais rápido possível. O Brasil vai enviar cerca de US$ 10 milhões e 14 toneladas de alimentos ao Haiti. Dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) vão decolar no final da manhã de hoje rumo à capital Porto Príncipe.Estarão num dos voos o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o embaixador brasileiro no Haiti Igor Kipman. O senador Flávio Arns, sobrinho de Zilda, também segue nesse voo. Embarcarão ainda representantes da defesa Civil e do Ministério da Saúde do Brasil."Vamos fazer um levantamento da situação e verificar in loco o que pode ser feito. Há um problema de acesso da pista [no aeroporto de Porto Príncipe]. Vamos esperar em Rio Branco [capital do Acre] a autorização para seguir viagem", afirmou Jobim.A mulher de Igor Kipman, Roseana, se deslocou até o local onde estava Zilda Arns no momento em que foi atingida pelos destroços do terremoto. Missão brasileira no HaitiO Brasil tem 1.266 militares na Força de Paz da ONU, a Minustah, dos quais 250 são da engenharia do Exército. O general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe do setor de comunicação social do Exército, disse a jornalistas que há grande número de militares brasileiros desaparecidos após o terremoto.O Brasil, que lidera as tropas de paz da ONU no Haiti, participa da Minustah com 1.266 militares. O contingente total da missão é de 9.065 pessoas, sendo 7.031 militares, segundo dados de novembro.

Fonte: Site Uol e Blog do Ronco

7 comentários:

  1. A PASTORAL DA CRIANÇA ESTÁ EM LUTO!

    Morreu ontem, no terremoto do Haiti, a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.

    A Equipe da Pastoral da Criança de Analândia se une em oração, agradecida a Deus pelo importante trabalho desta cidadã brasileira, que dedicou sua vida para dignificar a vida de tantas crianças e gestantes.
    DESCANSE EM PAZ, ZILDA ARNS.
    Sonia Dotta
    Líder da Pastoral da Criança em Analândia

    ResponderExcluir
  2. Olha a matéria que acabei de ler, achei interessante para o seu blog.
    Ex-prefito de Leme e 3 funcionários são denunciados por fraude.
    ACP 2009.61.09.012952-4
    Revista COnsultor Juridico 14 de janeiro de 2010
    http://www.aprovando.com.br/noticias.asp?id=9009

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu como blog?
    Os vereadores estão em recesso , então quer dizer que Analândia parou.
    Enquanto vcs dormem os acontecimentos continuam do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, se existe alguém que neste país, teve talento e mais disposição de arregaçar as mangas e ir a luta, contra as injustiças cometidas contra as nossas crianças mais desprotegidas, Esta se chama Zilda Arns,que vai deixar muita saudades, e, uma lacuna muito grande na nossa, pouco inteligente, sociedade brasileira. Felizmente existem pessoas, como a nossa querida Sonia Dotta, que com certeza, darão continuidade ao trabalho dessa dama, que deixou a vida de luxo para se dedicar de fato a quem mais precisava do seu trabalho. Adeus SENHORA ZILDA ARNS, pois apesar de não tê-la como próxima de mim, dava-me muito de (ai sim) orgulho de ser BRASILEIRO, aonde a senhora estiver, leve o meu abraço de gratidão por tudo que fizeste pelo sofrido povo deste espoliado povo.

    ResponderExcluir
  5. É, Luiz Celso,você tem razão: a falecida Zilda Arns fez uso do talento dela, arregaçou as mangas e foi à luta! De que valem nossos talentos se ficam guardadinhos e não são colocados à serviço da comunidade?
    Quero te contar que a Equipe da Pastoral da Criança de Analândia descobriu 10 "filhotes" de Zilda Arns: moram todos em Analândia, sabia?
    São 5 adultos (mulheres e homens)dispostos a fazer o curso de Líder da Pastoral e 5 jovens ou adolescentes querendo fazer o curso de Brinquedista da Pastoral. Frutos de um trabalho de apenas três meses aqui em Analândia. A Dora, Coordenadora de Ramo na Matriz Sant'Anna, já informou a Diocese de Limeira, para trazermos o curso para cá! Lá no céu, a Zilda deve estar feliz em ver a multiplicação do trabalho dela!
    Sonia Dotta - Líder Pastoral Criança Analândia

    ResponderExcluir
  6. Ola, Achei super interessante o fato de Analandia ter Pastoral da Criança e gostaria de ser volutaria e cooperar de alguma forma.Acho um trabalho de extrema importancia para qualquer comunidade!
    Agradeço!

    ResponderExcluir
  7. Respondendo para a "Colaboradora" do comentário de 19/01/10 às 10:36hs:
    A Coordenadora de Ramo, Dora, pediu-me para te informar que ela gostaria de contatar você. Então, ela aguarda telefonema seu nos celulares 9616-4010 e 9793-0863 ou e-mail para eliodora.andrade@hotmail.com ou uma visita sua na casa dela na Av.Hum, 731, Centro, Analândia. Ela e a Equipe da Pastoral da Criança ficam felizes com seu interesse em ser voluntária, colaborando da forma que você puder. Obrigada.
    Sonia Dotta - Líder da Pastoral da Criança

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!