terça-feira, 17 de agosto de 2010

Em 2010, senadores candidatos usam mais verba para divulgar mandatos do que senadores não candidatos

Quarenta e quatro senadores que concorrem às eleições de outubro gastaram juntos cerca de R$ 1 milhão entre janeiro e julho com divulgação do mandato parlamentar, de acordo com dados do projeto Excelências (http://www.excelencias.org.br), da Transparência Brasil.

Cada senador candidato embolsou no período R$ 22 mil em média a título de ressarcimento por uso da verba dita “indenizatória” em consultorias (que incluem marqueteiros, assessores de imprensa etc.) e divulgação do mandato, quantia 48% maior do que o montante médio utilizado por cada senador não candidato.

Entre os quatro maiores partidos, o DEM reúne os senadores com maiores gastos em divulgação de mandato: despesa média de R$ 39 mil, quase o dobro dos gastos médios dos senadores do PMDB (R$ 21 mil), mais do que o dobro dos senadores do PSDB (R$ 17 mil) e quase o quádruplo do PT (R$ 10 mil).

As cinco bancadas estaduais que mais gastaram em divulgação reúnem os senadores do Distrito Federal, Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Norte e Piauí. Por outro lado, as cinco bancadas com menos despesas apresentadas são as de São Paulo, Roraima, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais.

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