segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

“A Corrupção é o problema mais grave do Brasil” por Luiz Otávio Borges



Para associado do PNBE, a corrupção causa transtornos sociais e econômicos


Luiz Otávio Borges 

Sempre no intuito de estimular as pessoas a entrar na luta contra a corrupção, Luiz Otávio Borges, ex-auditor da Receita Federal, associado do PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) e conselheiro da ONG Transparência Brasil, ministrou, a palestra “Brasil sem corrupção, um objetivo possivel”. O evento ocorreu na FEA – USP e teve como público alvo estudantes de economia da Universidade de São Paulo. Luiz Otávio abraçou a causa anticorrupção por convicção pessoal. Foi nos idos dos anos de 1994/95 que ele percebeu que a interação ineficaz entre o Estado e a Sociedade Civil é o principal causador do subdesenvolvimento econômico e social do País.

Tal ineficácia, por sua vez, tem sua origem na contaminação, pela corrupção, das interfaces de relacionamento entre a sociedade e os órgãos oficiais. Segundo Luiz Otávio, a corrupção é o problema mais grave do Brasil porque desvia, para interesses particulares, uma soma imensa de energias e recursos - humanos e financeiros - que poderiam ser utilizados no tratamento dos outros grandes problemas da nação. Além disso, impede que o alto potencial do Brasil e dos brasileiros seja direcionado ao desenvolvimento nacional. “Os problemas na educação, saúde, segurança pública, seguridade, habitação, economia, entre outros, em grande parte são motivados pela corrupção. Se a verba sai do país ilegalmente, com certeza fará falta em algum outro setor. Se as pessoas compram produtos “piratas” podem ter certeza de que estão roubando divisas do País. O empresário que sonega imposto ou abre uma conta num paraíso fiscal age da mesma forma em prejuízo do Brasil. Além das vantagens pessoais para os que cometem atos de corrupção, as facilidades disponíveis a quem quer participar de esquemas ilegais, somadas ao baixo risco de punição, também servem como mola propulsora.

Chegamos ao ponto de, em seis anos, 150 bilhões de dólares terem saído ilegalmente do Brasil”, diz. O objetivo de Luiz Otávio é sensibilizar a sociedade civil sobre a magnitude desse problema. É essencial que o aprimoramento da cidadania atinja todos os setores da sociedade, inclusive a classe política. “Percebo que existe na sociedade uma grande quantidade de pessoas inconformadas, dispostas a engajar-se no combate à corrupção e na defesa da cidadania. Esses fatores estão diretamente ligados à recuperação do desenvolvimento econômico e social do País”.

Contato:
(11) 5524-4210
email: loborges@terra.com.br

Depois da Corrupção o maior problema é a Omissão.

2 comentários:

  1. Luiz Otávio é fantástico! Admiro suas idéias e reputação. Aprendi muito com ele em eventos promovidos pela Amarribo/Ribeirão Bonito, Abracci/Brasília e MCCE/São Paulo, dos quais participamos; também através de seus e-mails no grupo A1M e site da ong Transparência Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Tem jeito da AMASA trazer este cara para dar uma aula aqui?

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!