sábado, 22 de janeiro de 2011

Mineradora é interditada após rompimento de represa em SP

MARIANA DESIDÉRIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


A CRS Mineração Indústria e Comércio Ltda, responsável pela represa que se rompeu em Analândia (214 km de São Paulo) na terça-feira (18), foi interditada pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).
Represa de mineradora se rompe e abre cratera em SP, rompimento de represa em Analândia prejudica abastecimento em Piracicaba.
De acordo com o órgão, além do acidente, outros cinco motivos levaram ao fechamento. A mineradora não tem registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e realizava mineração em desacordo com o plano de lavra. Isso significa que a empresa colocava interesses econômicos acima das normas técnicas corretas para a atividade, afirma o geólogo e superintendente do DNPM em São Paulo, Enzo Luis Nico Júnior.
O plano de lavra existente também estava desatualizado e não havia sinalização obrigatória na mina, segundo o DNPM.
Após o acidente, a mineradora deveria, por lei, ter contatado o departamento imediatamente, o que não foi feito, de acordo com o DNPM. "Eles não avisaram. Eu fiquei sabendo pela televisão", diz Nico Junior.
A CRS foi procurada pela reportagem por telefone, mas foi informada que, no horário, não havia responsáveis na empresa para falar sobre o caso. Assim que houver uma resposta, será incluído neste texto.

ESTRAGOS

O rompimento da represa abriu uma cratera na estrada que liga Analândia à cidade vizinha Corumbataí e provocou a queda de uma ponte. Ninguém ficou ferido, mas animais de um sítio próximo foram arrastados pela água.
O acidente causou ainda vazamento de um grande volume de lama para o córrego do Veado atingindo o rio Corumbataí, de acordo com a Cetesb (Companhia Ambietal do Estado de São Paulo).
O material não contém substâncias tóxicas, mas o impacto ambiental do vazamento foi grande, afirma a Cetesb - afetou a mata ciliar no córrego deixou a água mais turva.
Isso prejudicou o abastecimento de Piracicaba (160 km de São Paulo), pois a água que seria captada na estação de tratamento Capim Fino foi considerada imprópria.

MULTA

O DNPM já afirma que vai multar a mineradora por conta das irregularidades. Já a Cetesb diz que ainda avalia se haverá multa ou não.

6 comentários:

  1. O que o DNPM estava fazendo até hoje que não viu isso, agora quer por toda a culpa na empresa ?
    E o CREA onde estavam até agora, andando de uninho preto para baixo e para cima em Analândia e não viam nada ?
    Acho que todos tem culpa também.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Analândia tudo funciona assim, falta fiscalização, aos amigos do PODER nada é fiscalizado , mas ao contrário as falcatruas é investigado , fiscalizado, multado, perseguido etc...

    ResponderExcluir
  3. E DONA CIDINHA CADE O SAVIO FISCAL DO CREA.... NUM VIU ISSO... CHAMA O BATATA...

    ResponderExcluir
  4. Olha pessoal, há anos que vemos os carros de fiscalização em nossa cidade, IBAMA, POLICIA FLORESTAL, etc, pelo menos, sempre estão na Prefeitura Municipal, o que será que acontece? Será que é para notificar a prefeitura de alguma coisa ou é visita de amigo mesmo, quem sabe, tomar uma água, nestes anos todos fez muito calor. Bem, não deu tempo mesmo, fica para a proxima vinda.... se der tempo, é claro. Voces já repararam que nossa Fauna e Flora já não é mais a mesma? Sabiá não canta, passáros não voam, borboletas não passeiam por aqui,até no rio tiete aparece capivaras, aqui não mais. Bem, deve ser o plantio a cana né. Bem, falta verba para o TURISMO, não dá para fazer as Praças e nem mantê-las. É gente, vamos fazer um abaixo-assinado para pedir verba ao Governo para nosso TURISMO e ARBORIZAÇÃO, as palmeiras da Avenida quase não dava para comprar. Vamos nos unir e pedir ao Governo Pessoal, pelo menos perguntar porque é o unico município que recebe tãooooooooooo pouco.

    ResponderExcluir
  5. claro a empresa tem irregularidades e a culpa é da chuva? HAHAHAHAHAHA GENTE HIPÓCRITA VIW

    ResponderExcluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!