sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Queda de Kadafi é insuficiente para normalizar a Líbia, diz Patriota


Segundo chanceler brasileiro, governo de transição deve se preocupar em apaziguar situação interna e promover união na Líbia
A queda do líder líbio, coronel Muamar Kadafi, é insuficiente para normalizar a situação no país árabe, disse nesta quinta-feira, em Buenos Aires, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
"Será necessário que o futuro governo, um governo de transição, se preocupe em reconstruir a união nacional e em apaziguar a situação interna", disse Patriota, na embaixada do Brasil na capital argentina.

Foto: AFPAmpliar
Segundo Patriota, ideia de conceder asilo a Kadafi está fora de questão (foto de arquivo)

O Brasil não reconheceu o Conselho Nacional de Transição líbio (CNT), formado por rebeldes, como governo interino da Líbia, como fez boa parte da comunidade internacional, incluindo países europeus, árabes e os Estados Unidos.

Segundo Patriota, a percepção do Brasil a respeito dos acontecimentos na Líbia é a mesma dos outros países do grupo dos Brics (grupo integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que também não deram respaldo ao CNT.

O chanceler brasileiro disse, no entanto, que os Brics reconhecem o Conselho como um "interlocutor válido". Há dois dias, em Brasília, Patriota disse que o CNT não tinha representatividade nacional.

Nesta quinta-feira, o líder do CNT, Mustafa Abdel-Jalil, disse que os países que apoiam o Conselho terão facilidades no processo de reconstrução da Líbia. "Prometemos favorecer os países que têm nos ajudado, especialmente no desenvolvimento da Líbia. Nós vamos negociar com eles de acordo com o nível de apoio que eles nos deram", disse.

Empresas brasileiras como a Odebrecht, Andrade Gutierrez e Petrobrás tem grandes investimentos na Líbia. Em entrevista à BBC Brasil, o embaixador brasileiro no Egito, Cesario Melantonio Neto, disse ter recebido dos rebeldes garantias de que os contratos serão respeitados, após reunião com o CNT em Benghazi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!