domingo, 11 de março de 2012

Vereador depõe como 1ª testemunha na CPI de Analândia

Membros da CPI tomam depoimento de testemunha durante audiência pública
Membros da CPI tomam depoimento de testemunha durante audiência pública
Ednéia Silva

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aberta pela Câmara Municipal de Analândia inquiriu a primeira testemunha na última quarta-feira (7). A CPI foi instaurada por determinação da Justiça para investigar supostas irregularidades ocorridas em um concurso público realizado pela prefeitura em 2010.

A primeira testemunha ouvida pelos membros da CPI foi o vereador Luiz Carlos dos Santos, o Caqui, que confirmou em depoimento ao Ministério Público ter tido sua aprovação facilitada no certame. A denúncia foi feita ao MP pelo ex-presidente da Câmara, Leandro Santarpio, em conjunto com a ONG Amasa (Amigos Associados de Analândia).

Santarpio conta que durante o depoimento, que durou aproximadamente uma hora, o vereador se negou a responder à maioria das perguntas, limitando-se a dizer que confirma o que disse ao Ministério Público de Itirapina. A informação foi confirmada pelo presidente da CPI, vereador João Sodelli (DEM).

De acordo com ele, o depoimento de Caqui não acrescentou nada de novo, já que a comissão está de posse dos depoimentos feitos ao MP. Sodelli chama atenção para o fato de que o vereador tenha se recusado a falar quando ele foi um dos três parlamentares que assinaram o documento pedindo a abertura da CPI.

Além disso, segundo ele, existem algumas contradições. Caqui teria afirmado anteriormente ter recebido R$ 3 mil de propina para apoiar a prefeitura na Câmara. Isso não foi confirmado na audiência pública. O presidente conta ainda ter duas declarações distintas de Caqui sobre o mesmo fato. Em agosto de 2010, ele negou à Rede TV! ter recebido ajuda para passar no concurso. Já em agosto de 2011, ele declarou ao MP que sua aprovação foi facilitada. Tudo isso precisa ser apurado.

O presidente informa que a CPI pretende ouvir todas as pessoas supostamente envolvidas no caso. Na próxima segunda-feira (12), os membros da comissão devem se reunir para definir os próximos depoimentos. Sodelli pretende sugerir a convocação dos outros três vereadores acusados de envolvimento na suposta fraude, mas isso precisa ser aprovado pelos outros dois integrantes da comissão: Diego dos Santos (PP), relator, e Adriano Bezerra (PMDB), membro. A ideia é realizar a segunda audiência pública na próxima semana.

João Sodelli afirma que a CPI pretende apurar todos os fatos para dar uma resposta à população, que está acompanhando o caso. Segundo ele, a confirmação ou não da fraude terá que ser feita por meio de provas.

5 comentários:

  1. Essa CPI é uma palhaçada ...
    Nem o presidente , nem o relator querem apurar nada... São vereadores submissos ao Beto ...
    Se eles fizerem algo pra prejudicar o Beto vão ter o mesmo fim do Nalim...
    O coitado do Adriano não pode falar nada...
    É tudo uma armação pra enganar as pessoas !!!!

    ResponderExcluir
  2. ISSO É BALELA, SE OS VEREADORES TIVEREM MEDO É MELHOR SAIR DA VIDA PÚBLICA E FICAREM NA PRIVADA. ASSIM NÃO CORREM RISCO NENHUM, SE ENTRARAM NA VIDA PÚBLICA TEM QUE SEGURAR O ROJÃO, PQ O POVO NÃO VAI PERDOAR.

    ResponderExcluir
  3. CALMA CALMA MINHA GENTE ESSE ANO TUDO VAI MUDAR AGORA SE O POVO QUERER CONTINUAR NESSA E SÓ VOTAR NESSES MERDAS DE VEREADORES RUIM E FLACO HÁ NÃO ESQUEÇAM O BETO JÁ DEU O QUE TINHA QUE DÁ AGORA VAMOS SABER VOTAR

    ResponderExcluir
  4. Cidinha ... voçê não entendeu nada do que eu disse ...
    Aprenda a interpretar o texto....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não interpretei texto algum, apenas fiz minha colocação sobre um parágrafo do anônimo acima, aonde êle diz: "Se eles fizerem algo para prejudicar o Beto vão ter o mesmo destino do Nalim"

      Mas mesmo assim fica valendo a dica, imagine você que escreveu acima que não entendi nada...oras, imaginem eu tenho "curso universitário" e ás vezes cometo erros imaginem agora a posição da maioria dos vereadores/prefeitos/deputados/presidente eleitos pelo Brasil afora e temos exemplo aqui mesmo no nosso "Município" que malmente sabem desenhar apenas o nome...Seriam êles capazes de ler, interpretar as leis? redigir algum requerimento ? ler atas ? Porisso na próxima eleição deveríamos exigir que nossos candidatos possuissem algum grau de conhecimento inerente aos cargos que pretendem , passassem por um curso intensivo para ocupar as cadeiras, pois decidem a vida de toda comunidade. Valeu a dica para aprender a interpretar o texto...

      Excluir

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!