sábado, 21 de dezembro de 2013

Audiência Pública - Saneamento Básico

Aconteceu na semana passada, a 2ª Audiência Pública sobre Saneamento Básico, marcada  pelo prefeito Rogério Ulson, para a apresentação das propostas de melhorias para nossa cidade.
Para quem não esteve presente nas audiências, colocamos um pequeno resumo dos serviços que compõem o saneamento básico:
• Abastecimento de água potável 
São atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e os respectivos instrumentos de medição. 
• Esgotamento sanitário 
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde ligações prediais até o seu lançamento no meio ambiente. 
• Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos 
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário de varrição e limpeza de logradouros e vias públicas. Neste caso, é importante salientar que a Lei 11.445 limita-se a traçar diretrizes aos resíduos domésticos, pois, em relação aos resíduos provenientes de serviços de saúde, resíduos industriais e comerciais, a responsabilidade é dos próprios geradores. 
• Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas 
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção, para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.
A Empresa VM Engenharia, participou da primeira audiência pública no dia 3 de dezembro e levantou junto aos participantes as reais necessidades identificadas pelos munícipes em relação ao saneamento básico, o principal problema apontado foi a qualidade da água.
Na audiência pública ocorrida na última quinta, dia 19, a empresa apresentou alguns possíveis planos de ação para serem desenvolvidos em nossa cidade, entre eles, ampliar a coleta seletiva de forma qualificada e formal.
Reforma de melhorias na ETE e na ETA também foram soluções de longo prazo, apresentas para resolver o problema de tratamento de esgoto e de distribuição de água.
Está sendo investido na contratação dessa empresa, cerca de R$ 100.000,00 para apresentação do plano de ação e implantação de políticas de saneamento básico.
Vamos aguardar o próximo encontro para que sejam apresentas as propostas efetivas a serem desenvolvidas.

e
             Equipe do Blog Unidos Por Analândia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqueles que desejarem citar nomes deverão se identificar, pois todos tem direito de defesa e de resposta.
Mas ressaltamos que comentários caluniosos, não serão publicados.
Aproveite este espaço que é seu, usando da melhor maneira!
O Blog Unidos Por Analândia é instrumento sério que busca a verdade e o bem da população Analandense abrindo esse espaço para manifestações e informações!!!